12/11/2018

A FLEP -Feira Literária Ermelino Matarazzo/ Ponte Rasa realizada nos dias 9 e 12 de novembro foi um sucesso e seus organizadores assim a descreveram:

A FLEP superou as expectativas e a Feira Literária de nosso bairro se tornou uma Festa Literária Cultural.

Foi a Primeira vez que o bairro da Vila Rio Branco no distrito de Ermelino Matarazzo recebeu uma atividade literária cultural, alunos, professores e moradores do bairro tiveram a oportunidade de conhecer autores de vários lugares com publicações até em nível internacional!

Foram 70 escritores confirmados, barracas de artesanatos, mais de 1.000 livros doados, vários brindes doados e sorteados.

Os visitantes puderam apreciar 4 Exposições de Artes- “Arrabaldes” por Ricardo Cardoso, peças confeccionadas através de galhos de podas onde ganham forma e vida novamente, materiais reciclados mostrando que arte nasce do inesperado. Matheus Santos O poeta das Cores (in memoriam) primeiro artista plástico do bairro, seus quadros óleo sobre tela retratam o cotidiano e a história de Ermelino Matarazzo á partir da década de 1960. Hiaggo Bezerra-técnicas mistas com seus quadros em comemoração ao dia da consciência negra. Ricardo Cardoso-Fotos com a história do bairro e família Matarazzo.

A FLEP recebeu 7 entidades literárias ,Sarau Paulistano inclusão pela arte e cultura, Café com Poesia, Casa do Poeta de São Paulo, Associação Portuguesas de Poeta, Sociedade Mundial dos Poetas, Movimento Poético em São Paulo e Olhar da Língua Portuguesa no Mundo que sob a organização de Wilson de Oliveira Jasa integraram a 7° Bienal Internacional de Poesias encantando e levando cultura á todos que passaram pela FLEP.

Danças, apresentações artísticas, sarau, bonecos, personagens, escritores, exposições, palestras e literatura compuseram um ambiente singular, transformando a EMEF Marechal Juarez Távora em um ambiente multicultural!

Bety Lima, Jussara Carvalho e Cynthia Teodoro Porto encantaram as crianças e adultos com as contações de histórias!

Também pela primeira vez os moradores de Ermelino Matarazzo puderam ter acesso às palestras importantes com profissionais altamente qualificados de forma totalmente gratuita, palestras estas que normalmente só se tem acesso de forma paga e em lugares centrais.

– Achava que palestra era chato. Gostei muito! (fala de um jovem após a palestra)

Com a participação das editoras Futurama, Liberi e Matarazzo os visitantes puderam conhecer processos de edição, como ser tornar um autor e tiveram a oportunidade de participar de antologias.

Foram Lançados na FLEP dois Livros Príncipe das Marés por Paulo Camargo e Mentelinguística por Thomas Miranda ambos pela Editora Matarazzo e ambos moradores do bairro.

O Museu 14 BIS esteve presente e é a primeira Startup de Museus Nacional onde Rubens Heredia idealizador deste projeto levou à todos a história de Alberto Santos Dumont enriquecendo ainda mais o conhecimento de nossos visitantes!

Através da SIELBRA – Sociedade Internacional de Educação Líbano-Brasileira os visitantes puderam se cadastrar e ter acesso à palestras e cursos gratuitos que são realizados na entidade!

A Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro através do Projeto CAMP -Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional trouxe aos jovens á oportunidade de fazer cursos totalmente gratuitos e após o curso serem direcionados á vagas de jovem aprendiz ofertadas pelas empresas associadas conheça o projeto no facebook https://www.facebook.com/campcentro/,

Estiveram presentes a Apamec -Associação Paulista de Mediação e Conciliação, Igreja Adventista do Sétimo Dia com os Desbravadores Estrelas de Órion sob a direção de Bruna Lopes,Rosiane Barbosa.,Francine,Vanessa e Valter, alunos do Mova e Eja a entidade Samaritano São Francisco de Assis, Coletivo Paulisséia, Kumon Ermelino Matarazzo e Vila Rio Branco, Projeto Varre Vila, Ong Amigos da Solidariedade, ACEDEM representada por Ricardo Hidemi Baba e família , a Atriz e apresentadora Tânia Bionça TV Cinec,senhor João Carlos , senhor Almiro, Professora Josy Rodrigues com suas alunas trouxeram a cultura e dança cigana. Eliana Benedetti Diretora Regional DRE PENHA, Renata Pereira Pardin diretora da escola Jenny Gomes ,Alice Setsuko Haro Takata coordenadora Biblioteca Rubens Borba de Morais.
Prefeito Regional apoiador e incentivador do projeto Arthur Xavier que não mediu esforços para que a FLEP fosse realizada!
Jornal do Brás, Jornal da Liberdade,Revista Paulista, Jornal Paulistão Avenidas, Vilma Lopes ADESAMPA esteve presente apoiando, orientando e incentivando os artesões que participavam da FLEP., Anderson Arantes( Gugu da Ponte Rasa) Membro do Conselho Participativo.

Agradecemos ao Circo Espacial pela doação dos ingressos que farão a alegria da criançada, ao Alex Pães que carinhosamente confeccionou o caminhãozinho da FLEP para ser sorteado, aos escritores ,editoras,visitantes e a biblioteca Rubens Borba de Morais que doaram livros,ao MOVA que em parceria realizou a confecção artesanal dos brindes, a ONG amigos da zona leste que em parceria fez a animação com os Personagens. Aos desbravadores , Cláudia Canto e Adalberto Suzano pela linda cerimônia de abertura.Todas as pessoas , escolas e entidades que mandaram seu texto para a coletânea que será lançada em breve!
Todos os escritores, expositores,artistas, palestrantes e a direção e equipe da EMEF Marechal Juarez Távora que cedeu o espaço para a realização da FLEP!

Agradecemos á todos os presentes, todos que apoiaram, que doaram livros, que incentivaram! A realização da FLEP foi a junção da literatura, arte e cultura mostrando que todos podem se expressar das mais diversas formas e alcançar seus sonhos!

Gratos equipe FLEP!

Comentários

VEJA TAMBÉM