Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

04/06/2011

A prefeitura de São Paulo informou que exonerou um dos chefes da Defesa Civil, flagrado pela Rádio Bandeirantes fazendo ameaças a ONGs de São Paulo. Na gravação, Geraldo Correa aparece afirmando que não encaminhará mais doações às organizações que fizeram denúncias contra o esquema de desvio de donativos, também denunciado pela rádio.

Na ocasião, o funcionário público disse “a população que se prepare” após diretores de ONGs que eram beneficiadas pelo esquema admitirem a fraude. O boicote seria, principalmente, a entidades das zonas norte e leste de São Paulo.

A exoneração de Geraldo Correa saiu publicada no Diário Oficial de hoje do Município. O promotor José Carlos Blat, que pediu os áudios à emissora, deve ouvir na semana que vem o presidente da ONG que fez a denúncia contra o ex-funcionário comissionado.

Recebimento de doações

O diretor de uma ONG de São Paulo afirmou, em entrevista a rádio no início de maio, que a organização onde trabalha recebeu doações desviadas da Defesa Civil em esquema de troca por votos. Segundo o homem, que não quis se identificar, outros vereadores da capital paulista participam de ações como a do vereador Ushitaro Kamia (DEM), denunciado pelo repórter Agostinho Teixeira.

Segundo a reportagem, o presidente de entidade diz que os mantimentos eram acompanhados do nome do parlamentar que deveria ser apoiado na eleição seguinte.
O responsável pela organização garante que os desvios eram tão grandes que até um brechó foi aberto para vender as doações que seriam entregues às vítimas das chuvas no Rio.

Entenda o caso

A Rádio Bandeirantes veiculou, no início do mês, uma notícia sobre o desvio de donativos que deveriam ser enviados para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Os produtos, que foram entregues pela população à Defesa Civil de São Paulo, ficaram esquecidos no galpão e agora estão sendo desviados para escritórios de vereadores, entre eles Ushitaro Kamia (DEM), que os trocam mediante a apresentação de título de eleitor.

A denúncia chegou às mãos do repórter Agostinho Teixeira, que está na emissora há 15 anos. Segundo Teixeira, ele recebeu a informação por meio de uma carta, pelo correio. “Chega muita carta ainda, manuscrita, impressa, sem identificação. Nesse caso, tinha dados que era possível perceber a consistência das informações, deu para ver que a pessoa tinha conhecimento do assunto”, conta. A partir daí, o repórter começou a checar as informações e viu que a história tinha fundamento.

De acordo com Teixeira, a história ainda não acabou, existem detalhes que ainda estão sendo apurados. “Essa correspondência possivelmente é de uma pessoa lá de dentro [da Defesa Civil], e tem mais uma parte, mas ainda estamos apurando”, comenta.

Assista o vídeo que resultou na exoneração do Chefe da Defesa Civil de Ermelino Matarazzo neste link.

Ouça a repercussão no Programa de rádio do Datena aqui.

Assista o Desfile da Defesa Civil em Ermelino na Festa do Primeiro de maio 2011 logo abaixo:

Fonte: Band

Comentários

VEJA TAMBÉM