30/05/2011

No próximo domingo, 31/7, o Parque Ecológico do Tietê, administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), é o local escolhido na cidade de São Paulo para sediar a “Caminhada na Medida Certa”, exibida pelo Fantástico. O jornalista Zeca Camargo, que divide atualmente a apresentação do programa com Renata Ceribeli, estará acompanhado do preparador físico, Marcio Atala.

O ponto de encontro para os usuários que desejarem percorrer 4,5 km de trilha do parque será bem em frente ao palco de apresentações, na área do lago e onde se localizam as lanchonetes, a partir das 9hs. Também ali, ficará um posto para avaliação médica, no qual uma equipe de profissionais medirá o IMC (Índice de Massa Corpórea), além de passar informações a respeito de alimentação e cuidados com a saúde. O encerramento está previsto para as 13hs.

Como chegar ? – O PET (Parque Ecológico do Tietê) fica apenas a 19 km do centro de São Paulo, localizado na Zona Leste, na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000 – bairro Cangaíba. Quem vai de carro, é só entrar no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio. Chegar de transporte público, porém, é muito fácil e não deve desanimar ninguém: de Metrô, o visitante desce na estação Penha (da Linha Vermelha), e pega o Jardim Keralux, vanzinha da SPTrans que anda cerca de 15 minutos até a entrada principal.

Os trens da CPTM também levam ao parque. Após descer na estação Engenheiro Goulart, dá para seguir caminhando a pé, por cerca de 5 minutos.

Outras atrações – Além de proporcionar ao visitante o contato direto com a fauna e flora de São Paulo, com 14 milhões m2 de Mata Atlântica, o PET que ainda oferece diversas atrações para todos os tipos de público. Os jovens podem divertir-se nos 15 km de ciclovia, na pista de skate e bicicross que ficam no Parque da Vila Jacuí, um dos núcleos do parque.

Existem também como opção, o passeio na trilha principal num percurso de 7,5km e a Trilha das Águas que passa por lagos e brejos, com uma enorme variedade de animais silvestres. Para as pessoas que desejam passar o dia, é possível agendar previamente um dos seis quiosques, e ocupar outros dozes que são livres.

Dentro do próprio parque os visitantes podem conhecer mais sobre a história do rio Tietê que fica no Museu, bem ao lado de uma grande área de brinquedos e pedalinho. Para os adultos que curtem atividades físicas, os aparelhos de ginástica estão igualmente à disposição.

Durante a semana, o parque abre das 8hs às 17hs. O visitante poderá fazer ainda uma visita ao viveiro de plantas das 14h e 15h30, com o horário marcado antecipadamente, pelo telefone (11) 2958-1477. No final de semana o parque abre no mesmo horário esse passeio com guia funciona das 14h e 15h30.

Fonte: Rede Globo e DAEE

Comentários

VEJA TAMBÉM