19/05/2012

Ruy Ohtake na USP LESTE

No cronograma de obras para a expansão do campus da USP Leste ( Escola de Artes, Ciências e Humanidades) esta programado o Centro de Cultura e Exposição e o arquiteto Ruy Ohtake detalhou como será construído o Centro e o que o inspirou para fazer o desenho do edifício:

“A história da região, desde a habitação indígena, ocupação portuguesa, industrialização, imigração nordestina até a proximidade que a comunidade da região leste agora tem com a universidade pública, e a expectativa que temos de nossa juventude em relação a isso definiram as primeiras linhas do desenho do Centro de Cultura e Exposição.” O projeto do edifício será doado pela Fundação Tide Setúbal à comunidade da zona leste de São Paulo.

Para o deputado estadual Simão Pedro que esteve presente na primeira apresentação na USP LESTE em março de 2012, “o projeto terá um grande impacto não somente na USP, mas também para toda a comunidade da grande zona leste. O resgate da história da região, de lutas e vitórias, terá um impacto inclusive no sentido de elevar a autoestima dos moradores da região”.

O encontro com o renomado arquiteto que inclusive esteve presente na Missa em Ação de Graças pelos 60 Anos do Padre Ticão aconteceu no Salão São Bento dia 18/05 dentro do Tema: O SIGNIFICADO DE UM MEMORIAL (Museu) na Zona Leste.

Saiba mais
Filho primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961), Ruy estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde se formou em 1960.
Ruy Ohtake foi casado com a atriz Célia Helena, falecida em 1997, com a qual teve sua primeira filha, Elisa, atriz. Depois, se casou com a arquiteta Sílvia Vaz e teve seu segundo filho, Rodrigo, também arquiteto.
No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
Em Junho de 2012 Ohtake receberá a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, através do político Chico Macena, como homenagem e reconhecimento por toda sua obra na Cidade de São Paulo, principalmente as obras voltadas para projetos sociais no bairro de Heliópolis.
É de Ohtake, por exemplo, entre outras obras, os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube.
Em Brasília, o arquiteto assina o Hotel Blue Tree, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping. No exterior, é ele o responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.
Ohtake ainda assina o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.

Fonte: Wikipedia, USP LESTE, Nossa São Paulo

Comentários

VEJA TAMBÉM