20/08/2011

A zona leste é uma das regiões prioritárias para o empreendedorismo e a concessão de microcrédito na cidade de São Paulo”. A afirmação é do secretário de DesenvolvimentoEconômico e do Trabalho, Marcos Cintra, durante seminário que discutiu ações de desenvolvimento sustentável para a zona leste da capital. Somente nesta região, o banco de microcrédito São Paulo Confia possui nove agências que efetuaram 21.397 operações de crédito, o que representa 39% do total realizado desde 2009, além de ter emprestado R$ 43,54 milhões, 43% do valor total nesse mesmo período em toda cidade.

O tema do Seminário foi “Desenvolvimento Sustentável em Áreas Metropolitanas – Instrumento de Fomento e Governança Territorial” e discutiu os instrumentos de suporte e fomento à zona leste. O secretário participou dos debates sobre “Aspectos Econômicos e o Fomento ao Desenvolvimento Local Sustentável”, apresentando as iniciativas bem sucedidas do banco de microcrédito São Paulo Confia além de enumerar as diversas ações desenvolvidas pela prefeitura para a região.

Promovido pelo Fundo Zona Leste Sustentável com o apoio da Fundação Tide Setúbal e Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), o evento reuniu especialistas do poder público, do setor privado e de organizações da sociedade civil que trocaram experiências contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e para a construção da cidadania dos empreendedores da região.

“O capital é concentrado, mas a criatividade e a inteligência não. Estes são os bens mais democráticos que existem. Basta que se forneçam os instrumentos mínimos para que se desenvolvam e é por isto que estamos aqui”, disse Cintra. O debate teve palestras de representantes do Sebrae-SP, do Fundo Zona Leste Sustentável e do Banco do Povo Paulista. Segundo Cintra, os diferentes estilos de desenvolvimento sustentável para a zona leste, vistos no evento se complementam e devem caminhar juntos com o único objetivo de tornar a região uma das mais promissoras da cidade.

Fonte: DCI

Comentários

VEJA TAMBÉM