Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

15/05/2017

buzum-blog-post-estreia-mamulengoDentro da programação da Virada Cultural 2017, Ermelino Matarazzo recebe na Biblioteca Municipal o teatro de bonecos desenvolvido pela Cia BuZum.O enredo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”.

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O Mamulengo
O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atualidades. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comentários

VEJA TAMBÉM