15/02/2018

Na última terça-feira (13), os foliões do bloco Família na Folia encerraram a festa carnavalesca de 2018 com uma performance recheada de muita música, dança de diversos ritmos e muito samba no pé. Ao som da bateria, composta por integrantes do projeto Social de Música para crianças, desenvolvido pelo idealizador do bloco, cerca de 1000 pessoas desfilaram pelas ruas da Travessa Renato Rodrigues Moreira a Rua Wenceslau Guimarães – Jardim Veronia.

O bloco Família na Folia, criado em 2007, surgiu em uma reunião familiar de músicos e amigos, onde a grande maioria mora na comunidade. Tudo isso, para não deixar o carnaval passar em branco, afirmou um dos fundadores, Peterson Magalhães Góis, 30 anos, produtor técnico musical da banda Raça Negra.

No decorrer desses 11 anos de existência do bloco, disse Peterson, mais conhecido pela comunidade, como Du, o público foi aumentando e a festa carnavalesca do bairro se tornou tradição, no sentido de atingir o propósito de unir e integrar os moradores da comunidade, em especial as crianças, que além de passar alegria, também incentiva a cultura, por meio das ações do Projeto Social de Música, disse Góis.

“O maior orgulho para Bloco Família na Folia é esse Projeto que desenvolvemos para as crianças do bairro”, emociona Góis. “Com essa iniciativa elas aprendem tocar instrumentos de percussão, música, dança, desenvolvem os seus dons e habilidades e também tem a possibilidade de trocar o espaço perverso e ocioso da rua pela arte, cultura, educação e o desenvolvimento social”. Cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens já participaram no projeto, e, atualmente, 20 deles, são integrantes da bateria que desfila hoje nas ruas para dar diversão à comunidade carente da região, que não tem como pagar para ir a festas fechadas de carnaval e em outros locais.

Fonte: PR Ermelino Matarazzo

Comentários

VEJA TAMBÉM