19/04/2019

A Caminhada da Ressurreição é um evento católico da cidade de São Paulo que, desde 1984, acontece no Sábado de Aleluia (dia que antecede o Domingo de Páscoa) pela Diocese de São Miguel Paulista. Inicialmente, às 23h, a Caminhada aguarda milhares de participantes que se concentram na Basílica e Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha, localizado na Rua Santo Afonso, 199, Penha.

Após a benção do bispo diocesano Dom Manuel Parrado Carral, o percurso é iniciado madrugada dentro por volta da meia noite, no total de 13 quilômetros pelas vias de alguns bairros da zona leste. Durante seis horas, o povo caminha orante e animado, através do embalo musical das bandas católicas, com um único intuito: celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo.

Para culminar a manifestação pascal, os fiéis concretizam o percurso chegando em São Miguel Paulista às 6 horas da manhã, com a celebração da Santa Missa, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, presidida por Dom Manuel.

Por ser um evento das famílias, desde jovens até os mais velhos, a Caminhada da Ressurreição foi incorporado ao Calendário Oficial de eventos da Cidade de São Paulo, pela importância religiosa e cultural. Pela lei municipal nº 14.565/22.10.2007.

“A Caminhada da Ressurreição é a celebração da Ressurreição de Cristo, manifestada num ato de harmonia e confraternização humana ao longo de todo caminho” Dom Manuel Parrado Carral, Bispo Diocesano

“A Caminhada da Ressurreição é uma grande manifestação pascal da cidade, com o objetivo de propor uma vida de fé aos jovens e mostrar que a vivência pelos valores cristãos pode contribuir para sua formação cidadã e humana, construindo, assim, uma vida sem vícios e alienações”, Padre Geraldo Antônio Rodrigues, responsável pela coordenação geral da Caminhada da Ressurreição.

Tráfego

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da Penha, na Zona Leste da cidade, a partir das 22h00 de sábado (20) até as 06h00 de domingo (21), para a realização da “35ª Caminhada da Ressureição”, com início na Basílica de Nossa Senhora da Penha e término na Catedral de São Miguel Paulista. A concentração do público será às 22h00.

As vias que compõem o percurso serão bloqueadas durante da caminhada, com a implantação dos desvios de tráfego, com o objetivo de garantir as condições de segurança e conforto dos participantes e dos usuários do tráfego de passagem.

Localização

·          A concentração do evento será nas ruas Santo Afonso e Doutor João Ribeiro.

·         O percurso será pela Rua Doutor João Ribeiro, Avenida Amador Bueno da Veiga, Praça Frei Albino Aresi, Avenida São Miguel e Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra.

Alterações

  • Para a concentração dos participantes, à partir das 22h00, será efetuado o bloqueio da Rua Doutor João Ribeiro entre Rua Santo Afonso e Rua Major Angelo Zanchi.
  • Haverá uma parada para descanso na Praça Freia Albino Aresi, com ocupação da Avenida Amador Bueno da Veiga, ambos os sentidos, entre a Rua Emiliana Rosa Assunção e a Avenida São Miguel.
  • O encerramento do evento se dará na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra com realização de missa campal, prevista entre 06h00 e 07h00 do domingo (21).
  • Os veículos em direção à Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra poderão fazer o desvio pela Rua Humberto Romanini, Rua Tiago Ferreira, Rua Mario Rodrigues Fon, Rua José Aldo Piassi e Avenida Nordestina.

Alternativas

  • Devido ao bloqueio da Rua Doutor João Ribeiro entre Rua Santo Afonso e Rua Major Angelo Zanchi para a concentração, o desvio deverá ser realizado pelas ruas Arnaldo Vallardi Portilho, Santíssimo Redentor e Major Major Angelo Zanchi, retornando à Doutor João Ribeiro.
  • Rua Doutor João Ribeiro: Rua Comendador Cantinho, Avenida Penha de França, Avenida Cangaíba, Rua Amorim Diniz, Avenida Governador Carvalho Pinto até Avenida São Miguel.
  • Os veículos com direção à Avenida Amador Bueno da Veiga deverão acessar a Avenida São Miguel, até a chegada da procissão na Praça Frei Albino Aresi.

Comentários

VEJA TAMBÉM