21/11/2014

No sábado (21/11) o cantor Fernando Mendes se apresenta no “Neres Show” que fica na Avenida São Miguel, Ponte Rasa.O cantor se destacou na década de 1970 com a música Cadeira de Rodas que vendeu mais de um milhão de cópias1 sendo executada nas rádios de todo o país.

A carreira de Fernando Mendes começou concomitantemente à de José Augusto, com quem compôs e gravou algumas canções. Fernando Mendes inicia oficialmente sua carreira musical no ano de 1972. A canção A Desconhecida foi seu primeiro sucesso; de sua própria autoria a música foi gravada em 1973 e lançada em compacto simples, subindo rapidamente às paradas de sucesso em várias rádios e emissoras de televisão. A canção foi posteriormente regravada pelo funkeiro Mister Mu no início da década de 1990 e mais recentemente pelo cantor Leonardo.

Sua primeira apresentação na TV foi no programa do Chacrinha , tornando o cantor conhecido em todo o Brasil. A música“Recordações” foi o segundo sucesso. Faixa de seu primeiro LP, em menos de três meses chegou à casa dos 100 mil discos vendidos.

Fernando chegou ao auge de sua carreira em 1975 quando seu terceiro LP apresentou a faixa Cadeira de Rodas tendo alcançado a vendagem de mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios, inclusive o disco de ouro.

O ano de 1976 trouxe mais dois sucessos à carreira do cantor: A Menina da Calçada e Sorte Tem Quem Acredita Nela, que teve os arranjos de Hugo Bellard e foi tema da novela Duas Vidas exibida pela Rede Globo.

Entre os prêmios que ganhou, está um disco de ouro e o “Prêmio Villa Lobos” de disco mais vendido de 1978 com a música Você Não Me Ensinou a Te Esquecer , canção que também contou com o arranjo de Hugo Bellard.

As canções de Fernando Mendes continuaram desde então a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 Fernando reuniu seus maiores sucessos em um único CD ao vivo. E para 2007, o músico trouxe uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contou com a participação de cantores consagrados pela MPB.

A “volta” de Fernando Mendes ao cenário musical se deu com a regravação de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro . A regravação rendeu uma redescoberta do compositor e cantor mineiro, que teve uma coletânea lançada pela Som Livre. A mesma música foi regravada também porBruno e Marrone, Chrystian & Ralf e outros. Devido ao grande sucesso a canção romântica recebeu prêmios da ABPD(Associação Brasileira de Produtores de Discos) e o “Prêmio Villa Lobos” como o disco mais vendido. A canção também foi indicada ao Grammy Latino 2004.

Assista um de seus sucessos:

 

Comentários

VEJA TAMBÉM