05/09/2016

cartório eleitoral ermelino matarazzoAs Zonas Eleitorais já se mobilizam em São Paulo para treinar os 388.596 mesários que vão atuar nas eleições deste ano: 106.568 na capital e 282.028 no interior. A ideia é capacitá-los para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições. 

Os mesários da  326ª Zona Eleitoral – Ermelino Matarazzo -, além de receberem as orientações de praxe, vão poder assistir  a três grupos de dança ligados à Instituição onde será realizado o treinamento, um Céu – Centro Educacional Unificado -, da Prefeitura. O objetivo da atividade é  reforçar a importância do trabalho em equipe, uma vez que são quatro mesários na seção de votação atuando juntos em todo o Estado. Para encerrar, será apresentado o clipe oficial da canção “Se liga ae”, de Sérgio Mendes, Rogério Flausino e Baby do Brasil.  O treinamento ocorrerá nos dias 10, 17 e  18 de setembro, a partir das 10 horas, na Quinta do Sol, na Av. Luiz Imparato, 564 – Vila Cisper. 

No dia da eleição é o mesário quem liga a urna e emite a zerésima, que é o comprovante da ausência de votos na urna. Ele também identifica o nome do eleitor e autoriza o cidadão a votar, encerra a votação e retira a mídia com os resultados da urna, entre outras tarefas.

A partir destas eleições, o mesário deverá retirar em qualquer agência dos Correios, após a eleição, o valor de R$ 25,00, que estará disponível para saque no período de 7 a 25 de outubro; em caso de segundo turno, o saque pode ser feito entre os dias 4 e 22 de novembro. A forma de pagamento foi alterada – antes o mesário recebia no dia da eleição – visa dar maior segurança aos chefes de cartório, que não precisarão mais transportar dinheiro em espécie.

Fonte: Jornal na Net/imagem ilustrativa

Comentários

VEJA TAMBÉM