Concurso de poesias da região é matéria na Folha de S. Paulo
11/08/2016
Correspondente da Folha de São Paulo fez uma reportagem sobre o “Slam da Guilhermina” destacando que estão abertas as inscrições para o 2º Slam de Poesias Interescolar de São Paulo. Os professores e funcionários das escolas devem ler atentamente as orientações do Chamamento e preencher o formulário até dia 17 de agosto de 2016. O evento irá acontecer dia 05 de outubro de 2016, às 14h, no Centro Cultural São Paulo. Dúvidas e informações: mensagem para a página Slam Interescolar SP ou pelo e-mail slamdaguilhermina@gmail.com
Criado em 2012 por artistas e ativistas culturais de Ermelino Matarazzo e Cangaíba, o Slam da Guilhermina é um dos mais antigos da cidade. Na época, esse tipo de competição ainda era pouco conhecida, mas tem se consolidado como uma das expressões mais populares da cultura urbana e periférica.
A ideia de criar um evento que levasse a competição para as escolas foi pensada por Emerson Alcalde, um dos fundadores do coletivo, quando representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Slam, em Paris.
“Ele percebeu que tinha escolas de várias partes da França e os alunos frequentando freneticamente, com cartazes representando a escola, torcida e muito barulho. Foi então que pensou em fazer uma parada mais ou menos igual aqui no Brasil”, conta Uilian da Silva Santos, 35, o Uilian Chapéu, matemático e o organizador do Slam da Guilhermina.
Uilian acrescenta que iniciativas como os Slams aproximam o espaço escolar das realidades vividas pelos alunos. “Eu não gostava de poesia, achava chato, tinha aquele preconceito. Mas eu adorava rap e foi o Sérgio Vaz, com o Sarau Rap, que fez eu me questionar. Como Sarau Rap? Que que isso? Poesia, rap… Foi aí que eu fui conhecer e entender. Hoje eu trabalho com poesia.”
Deixe uma resposta