15/04/2019

Uma investigação conjunta da Agência Pública, Repórter Brasil e a organização suíça Public Eye mostra que uma mistura de diferentes agrotóxicos foi encontrada na água presente nas torneiras dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, entre os anos de 2014 e 2017, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que devem ser testados, segundo a legislação vigente. Os resultados dos testes fazem parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desse total de agrotóxicos, 16 são classificados como altamente tóxicos e 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Os paulistas foram os que mais beberam esse coquetel nos últimos anos. O estado foi recordista em número de municípios onde todos os 27 agrotóxicos estavam na água. São mais de 500 cidades, incluindo a grande São Paulo – Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco – além da própria capital.

Veja mais detalhes no link abaixo:

https://apublica.org/2019/04/coquetel-com-27-agrotoxicos-foi-achado-na-agua-de-1-em-cada-4-municipios-consulte-o-seu/

 

Comentários

VEJA TAMBÉM