15/06/2019

O projeto Mutirão nos Bairros chegou à 11ª edição realizando atividades de zeladoria e levando ações das secretarias para Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. Na praça  Benedito Ramos Rodrigues, entre as avenidas Milene Dias, Boturussu  e a rua Professor João Antônio de Castro Lopes, foram realizadas atividades de limpeza, manutenção de logradouros, conservação de galerias, poda e remoção de árvores.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o programa já realizou cerca de 35 mil atendimentos nas dez primeiras edições. “Queremos trazer os serviços para próximo da população com ações sociais atreladas aos serviços de zeladoria”, afirmou.

As ações para o público, promovidas pela subprefeitura local, foram concentradas  no número 1510  da Avenida Milene Dias. Entre elas, destacam-se corte de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação, massagem e spa para mãos e pés, assim como limpeza de pele e maquiagem. O evento contará, também, com espaço pet, animais para adoção, orientações veterinárias e um desfile de cães. 

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou do evento e o Wifi será livre na praça  Benedito Ramos Rodrigues.  A expansão do programa Wifi Livre SP permitirá que os 36 pontos de internet da zona Leste sejam ampliados, gradativamente,  para 222 localidades, dez delas localizadas em Ermelino Matarazzo. Três telecentros (salas com computadores conectados à internet banda larga) da região ficaram abertos (Acessa Jardim Verônica, Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo e Francisco de Assis/ ACDEM), permitindo uso livre do espaço pela população.

 TRABALHO

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe)  ofereceu  a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para participar foi necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3×4, para obter o documento pela primeira vez. Para a segunda, foi necessário levar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho. Os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  encaminharam para vagas de emprego as pessoas que estivam em busca de recolocação profissional.

 As equipes da Secretaria da Pessoa  com Deficiência orientaram a população sobre Bilhete Único Especial.  O Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência  fez parte do evento, assim como atividades ligadas ao Programa Cultura Inclusiva e Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, além da Central de Intermediação de Libras (CIL).

DIREITOS HUMANOS

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) esteve presente no mutirão, fornecendo orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória. As equipes da Ouvidoria também farão acolhida e escuta para defesa de direitos humanos. A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial deu orientações e recebeu denúncias de violência e discriminação contra a população negra

 A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  participou por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

CULTURA

Houve uma feira de troca de livros durante o evento, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura.

SAÚDE

Orientações sobre nutrição, IMC (Índice de Massa Corporal) e o aplicativo Agenda Fácil (por meio dele é possível agendar consultas e exames 24 horas por dia, com o código de utilização da UBS) fizeram parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o mutirão o público também teve acesso a informações sobre o uso correto de medicamentos, tabagismo, prevenção de quedas e de violência contra os idosos. Houve, ainda, vacinação contra Influenza, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, assim como coleta de exame para Tuberculose, testes de sensibilidade para Hansen, sifilis, HIV e Hepatites.

Na área odontológica, assim como orientações sobre saúde bucal, houve triagem da população para tratamento, distribuição de kits de higiene bucal e a participação de uma fada do dente.

Em uma tenda interativa serão dadas informações sobre a luta antimanicomial, com o objetivo abordar a importância sobre o tema. O público participou de aulas de alongamento, ritmos e de uma oficina de massagem. Houve, também, distribuição de sal de ervas, telas para caixa d´água e orientação sobre sinantrópicos.

Atividades como contação de histórias, teatro de fantoches e uma apresentação teatral sobre arboviroses foram dedicadas aos pequenos.                                                                                                                       

HABITAÇÃO

A van Cohab na Área fez serviços como agendamento para atendimento na central da Cohab-SP,  esclarecimentos e orientações sobre contratos, transferências, emissão de boletos e ajustes financeiros. O evento também contou com a apresentação dos programas ‘Conviva Bem’, ‘Desplugando’ e ‘Não Seja Enganado’.

SABESP

Uma agência móvel da Sabesp atendeu a população. Nela o público solicitou parcelamento de dívidas e retirou segunda via da conta de água, além de outros serviços.

Também foram disponibilizados bebedouros. Houve distribuição de folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d’água e divulgação do app Sabesp.

Sobre o mutirão

O projeto Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. A principal meta do programa é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Fonte: Prefeitura São Paulo/fotos: Pref. S. Paulo e mídias sociais

Comentários