18/11/2010
Sexta-feira 19 de novembro, a Fundação Johan Cruyff juntamente com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo abrirá as portas do Cruyff Court Ermelino Matarazzo, situado na região de Ermelino Matarazzo em São Paulo.
A parceria foi desenvolvida graças à intermediação do IPB – Instituto Plataforma Brasil. O IPB também será responsável pela ativação do Cruyff Court.
A inauguração será realizada por Carole Thate, diretora da Fundação Johan Cruyff, Walter Feldman, secretario de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo e Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo. Estarão também presentes o cônsul da Holanda, Sr. Piët, Harry Been, presidente da The Holland Belgium Bid e também ex-jogadores da Holanda, Bélgica e do Brasil.
A equipe All Star da HollandBelgium Bid vs. Jogadores Brasileiros Legendários (Brazilian Legends)
A abertura será um evento para todo o bairro e as suas crianças. Por esta razão, crianças e adolescentes da região também participarão de um torneio organizado no novo campo. Como ato especial de abertura haverá um jogo amistoso entre a equipe All Star da The HollandBelgium Bid e os Jogadores Brasileiros Legendários (Brazilian Legends). Ex-jogadores internacionais como Aron Winter, Pierre van Hooijdonk e Jean-Marie Pfaff jogarão contra uma seleção de ex-jogadores internacionais brasileiros entre os quais estão Rivaldo, Cafú e Junior Baiano. Os astros do futebol belga e holandês estarão presentes no Brasil por ocasão da visita da The HollandBelgium Bid ao país.
Cruijff: um exemplo para os ex-jogadores
Cruyff Court Ermelino Materazzo é o primeiro Cruyff Court na América do Sul. São Paulo é uma das cidades anfitriãs da FIFA World Cup™ em 2014.
A cidade de São Paulo decidiu colaborar com a Fundação Johan Cruyff e com o Instituto Cruyff em Esportes devido às muitas contribuições por parte de Johan Cruyff para o mundo do futebol e a sociedade. Graças a isso, Cruyff tornou-se um símbolo para os ex-jogadores o qual, mesmo após sua carreira, continua a investir ativamente na sociedade.
Um espaço recreativo seguro para as crianças de Ermelino Matarazzo
O distrito Ermelino Matarazzo conta com 250.000 habitantes, 45.000 dos quais vivem em favelas, e localiza-se a leste da metrópole. O distrito tem falta de infra-estrutura de recreação adequada para as crianças. O Cruyff Court oferece a estas crianças a possibilidade de brincar ao ar livre de forma segura, o que é essencial para as competências sociais e o desenvolvimento da auto-estima.
O Cruyff Court situa-se dentro do perímetro do complexo desportivo Clube da Comunidade Flor de Mocidade do Burgo que fica na Rua Bartolomeo Belland, 2,. Perto do campo de grama sintética estão ainda há um grande campo de futebol, vestiários e o edifício do clube. O Cruyff Court está incluído no projeto municipal Clube Escola, que tem como objetivo reunir as crianças e os adolescentes de São Paulo através de jogos e recreação. Organizações locais são responsáveis pela gestão do campo de futebol e organizam atividades com frequência, para que crianças de todas as idades, possam usufruir do campo.
Uma cooperação excepcional
Em São Paulo existe uma estreita cooperação entre a cidade e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do município. A organização Instituto Plataforma Brasil estabeleceu o elo entre Holanda e Brasil. No mundo empresarial holandês, a iniciativa é apoiada pela Akzo Nobel e a Philips, que usam suas sedes brasileiras como ponto de partida para a parceria com o Cruyff Court e seus programas. O Ministério de Assuntos Econômicos efetuou igualmente uma contribuição financeira, a qual será entregue por uma delegação durante a abertura.

Presenças confirmadas de César Sampaio, Zetti, Rivaldo e Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, entre outros.

Comentários