07/07/2013

A Sabesp conclui na próxima segunda-feira, 8 de julho, a modernização de uma de suas maiores Estações de Tratamento de Água. A ETA Taiaçupeba, em Suzano, receberá novos painéis de comando central, que permitirão controlar remotamente os equipamentos que tratam até 15 mil litros de água a cada segundo, volume que abastece sete municípios na Grande São Paulo, incluindo parte da zona leste da capital, entre elas, Ermelino Matarazzo.

A medida vai facilitar a operação do sistema, reduzir o consumo de energia e permitir mudanças mais rápidas no gerenciamento dos filtros, reservatórios, decantadores e bombas.

A operação será realizada do dia 8, durante o feriado prolongado em homenagem à Revolução de 1932. Para que a intervenção ocorra, o abastecimento será interrompido entre as 5h e as 9h, passando a se normalizar a partir desse horário.Ermelino Matarazzo será atingido. No caso específico de Suzano, será retirada também uma válvula no reservatório local. Nesse município, os trabalhos vão afetar o fornecimento de água entre as 21h20 do domingo (7 de julho) e as 9h de segunda (8 de julho).

A companhia vai utilizar os reservatórios da região em capacidade máxima e direcionar a água de outras estações de tratamento para minimizar o impacto da modernização. Da mesma forma, as caixas-d’água residenciais vão ajudar a suprir a demanda durante os trabalhos. A Sabesp pede que os moradores da região do Alto Tietê e da zona leste da capital evitem o desperdício de água e programem a lavagem de roupas, carros e quintais para outra data.

Confira as cidades afetadas:

– Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, parte de Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, além de parte da zona leste de São Paulo (regiões de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaquera, Santa Etelvina e São Miguel).

Confira dicas para evitar o desperdício de água
– tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
– deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, para isso, prefira um balde com água;
– lave a calçada ou o quintal em outro dia – e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;
– lave a roupa e a louça em outro dia – e sempre utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
– antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Comentários

VEJA TAMBÉM