22/11/2011

Está provisoriamente suspenso o Sarau dos Mesquiteiros, atividade desenvolvida desde maio de 2010 nas dependências da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, Jd. Verônia, Ermelino Matarazzo.

Rodrigo Ciríaco em seu blog conta o motivo:

O motivo da proibição, segundo a direção da escola, deve-se ao fato que não temos autorização para usar o espaço no dia e horário que utilizamos há mais de um ano e meio: sábados, das 17hs às 21hs, apesar da ciência e aprovação do Conselho de Escola, feita em 2010 e ratificada em 2011, no último dia 10 de novembro deste ano.

Fomos orientados a encaminhar uma solicitação junto à Diretoria de Ensino Leste-01 para verificar a possibilidade desta “autorização”.

Estamos seguindo todos os trâmites legais e burocráticos necessários para a continuidade de nosso projeto de incentivo a leitura e criação artística até porque, não bastasse a sua importância numa comunidade tão carente em equipamentos de lazer e cultura (Ermelino Matarazzo briga, há mais de 20 anos, por uma Casa de Cultura), não bastasse os problemas de ensino e aprendizagem vivenciados pela escola e pela educação como um todo, acreditamos que os espaços públicos são espaços legítimos e de direito da população, principalmente quando este é utilizado para valorizar a sua cultura e sua identidade.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que o Sarau dos Mesquiteiros é parte de um projeto maior, chamado Literatura (é) Possível, que há cinco anos realiza atividades na escola como saraus, encontros literários, oficinas semanais de literatura e teatro, apresentação de espetáculos, tudo isso de maneira gratuita. Já foi contemplado, em 2007, com apoio da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) da Secretaria Estadual de Educação e, nos anos de 2010 e 2011, aprovado no Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais – da Prefeitura Municipal de São Paulo, realizando ainda atividades em espaços culturais e educativos como Ação Educativa, MAM (Museu de Arte Moderna – SP) e rede SESC (do Carmo e Pinheiros). Tudo isso através da força de vontade, determinação e talento dos jovens e adolescentes da periferia da zona Leste que fazem parte do projeto.

Por tudo isso, afirmamos que, apesar da proibição de uso do espaço, o Sarau dos Mesquiteiros vai acontecer neste sábado, 26 de novembro, a partir das 17hs. Em local não definido, mas bem próximo à escola.

Faça sol ou faça chuva, traga a sua sombrinha, sua cobertura, pois apesar de tudo, vai chover poesia.

Comentários

VEJA TAMBÉM