30/07/2010

EACH/ USP e Fundação Tide Setubal abrem inscrições para Curso Pró-Universidade

Podem se candidatar jovens da zona leste da cidade de São Paulo, cursando o último ano ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública. O objetivo do curso gratuito é contribuir para a entrada dos estudantes no ensino superior.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, conhecida como USP Leste, em parceria com a Fundação Tide Setubal, abre inscrições para o curso Pró-Universidade. Com mil vagas, a iniciativa visa colaborar com o ingresso de jovens de escolas públicas da zona leste no ensino superior, especialmente na USP Leste, mas também em outras instituições públicas e privadas. O período de inscrições vai de 3 a 5 de agosto e de 10 a 12 de agosto.

Quem pode fazer o curso

Podem participar alunos atualmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da zona leste ou que concluíram o ensino médio de 2007 a 2009, também da rede pública local. O critério de seleção será o desempenho escolar. Para os concluintes do ensino médio, será levado em conta o rendimento no segundo bimestre de 2010. Para os egressos, será observada a avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou o histórico escolar. A distribuição das vagas se dá da seguinte forma: são 80% para alunos do ensino médio e 20% para egressos.

Onde se inscrever

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado deve comparecer, das 16h às 20h, a uma das três escolas da zona leste que cederão suas salas para a realização das atividades. São elas: Escola Estadual (EE) Hugo Takahashi, em São Miguel Paulista; E. E. Valace Marques, em Ermelino Matarazzo; e E.M.E.F. Armando Cridey Righetti, no Itaim Paulista.

Documentos necessários

Para os estudantes do ensino médio, os documentos necessários no ato de inscrição são original e cópia do RG, original e cópia de documento com número do Registro do Aluno e cópia do boletim do segundo bimestre de 2010. Para os egressos, além do original e cópia do RG, é preciso levar o histórico escolar ou a avaliação do ENEM. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de agosto, nos sites da EACH/USP (www.each.usp.br) e da Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br). Também serão afixadas listas nas três escolas.

Calendário das aulas

As aulas começam no dia 24 de agosto, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Além de complementar o conteúdo curricular do ensino médio, o curso tratará de temas relacionados ao mundo do trabalho, de cidadania e da importância da escolarização, entre outros.

Parcerias

Quem ministrará as aulas são cerca de 40 alunos da graduação da EACH, que serão supervisionados por estudantes da pós-graduação. Cada disciplina ficará sob a responsabilidade de um professor da universidade. Fica a cargo do Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e à EACH, coordenar todas as atividades. A Fundação Tide Setubal é o parceiro financiador e integra os grupos de planejamento e de acompanhamento do Pró-Universidade. O projeto também conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Municipal da Educação, com a cessão das salas de aulas nas escolas onde o curso será realizado, e com o apoio do Movimento Nossa Zona Leste, na mobilização da comunidade.

CALENDÁRIO DO CURSO PRÓ-UNIVERSIDADE

Inscrições: de 3 a 5/8 e de 10 a 12/8, sempre das 16h às 20h

O endereço da E.E. Valace Marques é Rua Gentil Braga, 701 – Vila Buenos Aires – Ermelino Matarazzo

Público: alunos atualmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da zona leste ou que concluíram o ensino médio de 2007 a 2009

Documentos necessários para inscrição:

Para alunos do 3º. ano do ensino médio: original e cópia do RG, original e cópia de documento com número do Registro do Aluno e cópia do boletim do segundo bimestre de 2010.

Para quem terminou o ensino médio de 2007 a 2009: original e copia do RG, cópia do histórico escolar ou da avaliação do Enem.

Critério de seleção: média geral das notas

Data de divulgação dos selecionados: 17 de agosto
Sites: www.each.usp.br e www.fundacaotidesetubal.org.br. Lista também será afixada na escola onde foi feita a inscrição.

Data da matrícula: 18 e 19 de agosto
Início das Aulas: 24 de agosto (sempre às terças, quartas e quintas, das 19h às 22h30)

Comentários

VEJA TAMBÉM