Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

10/08/2017

filme caféEm agosto, quarta-feira vai ser dia de café! A animação “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, faz nova temporada no Circuito Spcine de cinema, a partir do dia 09 de agosto. Além da exibição aberta e gratuita do filme – a cada semana em um CEU diferente, sempre às 15h – as sessões vão contar com a presença do diretor do filme, Maurício Squarisi, e oficina de animação.

No dia 09, a sessão foi no CEU Quinta do Sol.

O filme

“Café, um dedo de Prosa” conta de modo leve e bem-humorado a história do café e sua importância na história do Brasil. O longa-metragem se desenrola a partir do encontro dos amigos Vera Holtz e Wandi Doratiotto em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a bebida mais popular do país. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre sua história e sua influência na economia, política e até na cultura brasileira.

Em seu primeiro longa, distribuído pela Polifilmes, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado, com trilha sonora original e diversificada, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Palestra, exposição e oficina

Após cada sessão, o diretor do filme e um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Maurício Squarisi, conversa com o público, para comentar sobre a criação e produção do filme – que levou seis anos para ganhar os cinemas, entre outras curiosidades. Para que o público se aproxime ainda mais do universo da animação, estarão expostas sequências de desenhos originais, story-board e um zootroscópio com uma cena do filme. O Zootroscópio é um brinquedo óptico que, na verdade, é um precursor da animação, parte da pré-história do cinema, pois permite a visualização de desenhos em movimento contínuo.

E, para colocar a mão na massa, Squarisi comanda ainda uma oficina de flip-book. O flip-book é um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que variam de página para página, dando a ilusão de movimento. Sendo assim, quando passadas de forma rápida, as imagens do livro parecem animadas. Na atividade, os participantes fazem o pré-roteiro, passam pelo planejamento e o desenho no papel, até a finalização.

Sobre Maurício Squarisi

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor de animação. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre outros.

 

Agenda de Exibições

“Café, um dedo de prosa” no Circuito Spcine (São Paulo/SP)

Ceu Quinta do Sol

Data e horário: 09 de agosto, às 15h

Endereço: Av. Luiz Imparato, 564 – Parque Cisper, São Paulo – SP

http://www.circuitospcine.com.br/cinema/6/spcine-quinta-do-sol.html

 

Comentários

VEJA TAMBÉM