12/08/2018

Existem hoje no Brasil diversos grupos com iniciativas que visam melhorar o ambiente em que vivemos. Infelizmente, muitos enfrentam dificuldades para tirar suas ideias do papel, principalmente, por escassez de recursos financeiros, conforme mostram dados levantados pelo Projeto Como Anda.

A Fundação Fenômenos do ex-jogador Ronaldo “Fenômeno” enxerga essa demanda como uma oportunidade: através do Desafio Fenômenos, a organização apoiou a execução de três ideias com grande potencial transformador na cidade de São Paulo. A premissa do Desafio foi selecionar ações que contemplassem atividade física e sustentabilidade em áreas vulneráveis, com soluções para problemas existentes nesses locais. Dentre os  grupos selecionados estava o  Cidade Ativa.A escolha pelos contemplados considerou critérios como impacto, viabilidade e como o programa poderia contribuir para potencializar os projetos.

Desenvolvido pela Cidade Ativa desde 2014, o projeto Olhe o Degrau realizou sua quarta ação, desta vez em uma escadaria localizada em frente à EMEF João Franzolin Neto, no bairro Parque Cisper em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. A requalificação da escadaria contou com diversas etapas de engajamento com a comunidade escolar, moradores do entorno e artistas locais e, também, intervenção física no espaço que viabilizaram desejos dos frequentadores do escadão. Com a ajuda de voluntários e parceiros, foi possível construir mobiliários em madeira e pneu; produzir um mural de graffiti em homenagem aos poetas da região e criar rotas com pinturas temáticas ao longo da escadaria, promovendo maior segurança e conforto para quem se desloca pelo local.

Comentários

VEJA TAMBÉM