01/06/2013

Por conta do fluxo baixo de doações registrado nas últimas semanas, a Fundação Pró-Sangue, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, convoca a população para doar sangue, através da campanha “Eu Dou Sangue por SP”. Em Ermelino Matarazzo a doação pode ser feita no Hospital Municipal Alípio Corrêa Neto.

Com a chegada do inverno, os hemocentros sentem os efeitos adversos da estação. O frio afasta os doadores dos postos de coleta, fazendo com que o número de doações caia cerca de 30%, o que pode vir a prejudicar o tratamento de muitos pacientes que necessitam de transfusão.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

Quem foi vacinado contra a gripe também pode doar sangue: basta aguardar 48 horas após a vacinação para estar apto. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Comentários

VEJA TAMBÉM