27/01/2019

LEITURA  – O Livro “O Despertar do Tietê”, Obra de autoria de Paulo Camargo, uma narrativa de suspense que retrata as lendas folclóricas do maior rio paulista, como a Canoa fantasma e o Guardião, misturando ficção com fatos.

O pedagogo, professor, escritor e cineasta Paulo Camargo lança o livro “O Despertar do Tietê”. Feito pela Editora Matarazzo, a obra narra a história a partir de um estudante de Jornalismo, que tem finalidade de realizar um trabalho universitário sobre o Rio Tietê, pretende fazer pesquisa acampado as margens e convida alguns amigos para acompanhá-los nessa jornada, porém eles irão descobrir coisas e lendas sobrenaturais.  O Lançamento irá acontecer em três lugares diferentes; Biblioteca FAZESP (01/02 – Sexta), SARAU do BUZO (11/02 – Segunda) e na Ponte das Bandeiras – Sarau Poetas do Tietê (24/02 – Domingo), com entrada gratuita e sessão de autógrafos.

A obra revela a identidade do Rio Tietê, narrado pelo estudante de jornalismo que decide fazer essa pesquisa, passando uma noite com seus amigos as margens, então ele deparar com algumas criaturas sobrenaturais que segundo alguns moradores antigos são verídicos: A Canoa Fantasma, que navega no rio sempre quando amanhece ou escurece, ou o Guardião, uma criatura feita de palha que surge nas aguas afundando barcos e canoas e protegendo da caça. Esses jovens vão se aventurar, enfrentando fantasmas e descobrindo suas identidades. Também vai relatar sobre a Anhuma (Anhima Cornuta), uma ave em extinção que deu origem ao nome Anhembi.

“O Livro é muito bom, além de dar informações reais sobre o Rio Tietê, retrata lendas e o folclore, ou seja, uma mistura de historicidade e cultura! Uma trama bem simbólica com um fundo espiritual, educativo e moral.”

– EDY SANTOLA (Professor, escritor e astrólogo).

 “Um ótimo livro. Uma história sombria e poética, uma combinação incrível”.

– PEDRO HENRIQUE SILVA (Designer e ator).

 “Paulo Camargo coloca na literatura uma chamada para a solidariedade, a reflexão crítica sobre a sociedade e o meio ambiente”.

DIEGO QUEIROZ (Jornalista)

 Além de relatar o folclore, também retrata de fatos verídicos da formação do rio que foi responsável pelo desenvolvimento da capital paulista, e questões históricas da época e da atual como a poluição e saneamento básico. O autor Paulo Camargo é professor da rede básica Estadual de Ensino, escritor de outros dois livros infanto-juvenis, também é cineasta onde dirigiu e roteirizou filmes de ficção com documentário, membro da 44° cadeira titular da Academia Contemporânea de Letras (ACL) e morador do Bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo. A Capa foi de criação de Pedro Henrique Silva, um garoto de 14 anos amigo do autor considerado um prodígio.

Locais dos lançamentos:

Biblioteca FAZESP. Av. Rangel Pestana, 300, 17° andar – Centro.

01/02 – Sexta-feira: das 14h00 as 17h00.

Livraria Suburbano Convicto. Rua 13 de maio, 70, 2°Andar – Bexiga.

11/02 – Segunda-feira: Das 19h30 as 22h00.

Ponte das Bandeiras – Sarau de Rua com Coletivo Poetas do Tietê.

24/02 – Domingo: Das 13h00 as 15h00.

Para adquirir a obra entre em contato:

pcamargodaespanha@hotmail.com

www.editoramatarazzo.com

 

Comentários