26/05/2010
Foi publicado hoje no Diário Oficial lei promulgada pelo GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo no dia 24 de maio de 2010 a seguinte lei:
Art. 1º Fica denominado Parque Linear Mongaguá – Francisco
Menegolo o logradouro constituído pela área situada entre a
Rua Professor Antonio de Castro Lopes e a Avenida Paranaguá,
Avenida São Miguel, Avenida Boturussu, às margens do Córrego
Mongaguá, no Distrito de Ermelino Matarazzo.

PPor trás desta conquista, obtida pelo mandato do vereador Chico Macena, existe uma história muito bonita de uma família italiana que lutou muito pelos interesses das pessoas que ali moravam.

História. Francisco Menegolo nasceu na Itália em 1894 e faleceu em 1958, aos sessenta e três anos. Casado e pai de três filhos, o Sr. Francisco foi um grande trabalhador dos anos quarenta e cinquenta, período em que ajudou a fundar a “Sociedade Amigos do Bairro”. O Sr. Menegolo brigou para levar iluminação pública ao bairro de Ermelino, bem como asfalto, melhorias no transporte e participou de iniciativas pela construção da igreja São Francisco de Assis, além, é claro, de promover as famosas festas juninas do bairro.

Homenagem recuperada. A rua em que reside a família, por mais de trinta anos, levou o nome do Sr. Francisco Menegolo, mas, a prefeitura de São Paulo, por um problema burocrático, teve que alterar o nome para Rua Professor Antônio de Castro Lopes. Dona Viviana Menegolo guarda até hoje em sua casa a placa com nome de seu pai que foi retirada pela prefeitura há vinte anos “a placa está na parede da minha casa, quando os funcionários da prefeitura tiraram-na eu disse: me dá o nome do meu pai aqui, da minha casa ele não sai!”, lembrou sorrindo.

Agradecimentos. “A família agradece imensamente ao vereador Chico Macena e toda a sua equipe por esta justa homenagem que foi resgatada. Nós estamos muito felizes, estamos radiantes, afinal, quando a nossa rua deixou de ter o nome do nosso pai foi uma tristeza muito grande e se não fosse por intermédio do Chico não teríamos conseguido esta vitória. Em nome do meu pai, que tanto fez por Ermelino Matarazzo, agradecemos de coração”, disse emocionada, dona Viviana Pia Menegolo Coleto que completou “liguei pra toda a minha família e no final de semana vamos todos para o sítio comemorar”.

Comentários

VEJA TAMBÉM