ticao1

18/08/2008

Candidatos à Prefeitura de São Paulo receberam nesta segunda-feira (18) no Goldem House (marginal do Tietê)  propostas de políticas públicas das sete subprefeituras da região Leste II (Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Penha). Todos os onze candidatos foram convidados. Estiveram presentes no encontro Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB), Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM), Ivan Valente (PSOL), Renato Reichmann (PMN) e Sonia Francine (PPS). Representou a candidata Marta Suplicy (PT) o candidato a vice pela mesma chapa, Aldo Rebelo.O evento atraiu a presença de aproximadamente 500 pessoas, que ouviram oito dos 11 concorrentes ao Executivo

As propostas recebidas pelos candidatos foram formuladas por lideranças de dezenas de organizações sociais da região, com base em indicadores que fazem parte do Observatório Cidadão criado e mantido pelo Movimento Nossa São Paulo. O objetivo é garantir o compromisso para que, se eleitos, os candidatos apresentem um programa de governo com metas quantitativas e indicadores e prestem contas à população, como prevê a emenda 30 da Lei Orgânica do Município.

Durante o evento, que contou com a participação de centenas de pessoas, o padre Antônio Marchioni (conhecido como Padre Ticão), religioso com atuação em Ermelino Matarazzo, apresentou as propostas, sempre relacionando-as com os principais indicadores da região, divididas em quatro temas: Educação, Saúde, Geração de Trabalho e Renda e o Programa de metas (emenda 30 à Lei Orgânica do Município). Para cada bloco foi apresentada uma pergunta geral e todos os candidatos tiveram a oportunidade de respondê-las, em tempos iguais.

O padre Antônio Marchioni (conhecido como Padre Ticão), que atua em Ermelino Matarazzo, afirmou que a Lei do programa de metas traz uma nova motivação nessas eleições. “A grande questão é a população se apropriar, a partir dessas regras do plano de metas, da administração pública. Por isso, houve a grande motivação de fazer o primeiro debate histórico na região com os candidatos. E que eles possam olhar aqui para esse fundo da Zona Leste.”

Leia abaixo a íntegra do documento preparado pelas organizações sociais da Zona Leste e apresentado no evento:

Propostas do Movimento Nossa Zona Leste II, de 2009-2012, aos Candidatos (as) à Prefeitura SP

Sete SubPrefeituras na Zona Leste II: Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Penha.

1. Educação na Zona Leste II: 2008-2012.
• Garantir Creche e EMEI para todas as Crianças a partir do extremo da periferia. Criança carente sem CRECHE E SEM EMEI fica SEM FUTURO. Quando a Prefeitura vai ZERAR o déficit de creche e Emei na Zona Leste II?
• Implantar a UNESP na Zona Leste. Fazer parceria da Prefeitura e Governo do Estado como já existe no interior do Estado. O Projeto já está pronto para Itaquera e é para atender 15.000 estudantes no Profissionalizante na 1ª. etapa e Cursos Universitários na 2ª. etapa.
• Voltar a ter o 2º. Grau (Ensino Médio) Profissionalizante. Fazer parceria com o Governo do Estado e Federal. São milhares e milhares de Jovens da Zona Leste SEM ESCOLA DE QUALIDADE NO ENSINO MÉDIO, SEM TRABALHO, SEM FUTURO. Como disse o grande educador Mineiro Tião Rocha: “A Escola tem mofo, tem estruturas da Idade Média”.
• Ampliar os Cursos da FATEC da Av. Águia de Haia. Hoje são apenas 3 cursos! Parceria com o Estado e Governo Federal para mais FATECS, ETECs.
• Ampliar os Cursos da USP-Leste. Hoje são 10 Faculdades. Chegar a 20 nos próximos anos.
• Implantar os Cursos Profissionalizantes do EMCT (Prefeitura de São Paulo). O Projeto já está pronto há anos e hoje funciona em São Miguel Paulista.
• Como garantir a Educação para todos e todas e de qualidade na Zona Leste II? Está provado que as melhores escolas públicas do Brasil são de tempo integral para Crianças/Jovens; professores com condições favoráveis… e tem a efetiva participação da Família/Comunidade.

*** Piores indicadores de três trunos na Rede Pública: Cidade Tiradentes 69,70; Guaianazes 43,48; São Miguel 37,93. (Turnos/Fome)
*** Melhor Indicador: Pinheiros 0,00.

*** Piores indicadores na reprovação no ensino fundamental total: Ermelino Matarazzo 6,94; Itaim Paulista 6,23; Itaquera 4,75.
*** Melhor Indicador da Cidade: Santo Amaro 2,09.

Piores indicadores sobre o abandono no Ensino Médio total:
*** Cidade Tiradentes 11,79; Guaianazes 9,45; São Miguel 8,15.
*** Melhor indicador: Vila Mariana 2,53.

Piores indicadores de reprovação no ensino médio total: Itaim Paulista 18,67; Guaianazes 17,67; Itaquera 17,03. Melhor indicador na Cidade: Pinheiros 8,09.

2. Saúde na Zona Leste II: 2008-2012
• Ampliar o Programa Saúde da Família (PSF). É a medicina preventiva e educativa mais importante na Zona Leste e tem urgência na ampliação. Reduz significativamente a internações em Cidades cobertas pelo Programa Saúde da Família. (Estadão: A 25, 10/08/2008).
• Ampliar o atendimento das Especialidades. A demora para um Especialista é de meses e meses. Manter especialistas e oferecer atendimento digno e de qualidade para todos e todas.
• Construir Postos de Saúde com toda a acessibilidade, principalmente nos bairros que os prédios são alugados e precários. Fazer um PLANO DE METAS para 2009-2012.
• Criar o projeto de atendimento ao idoso. Em todas as unidades de saúde ter o agente comunitário do idoso. Em todas as Vilas/Bairros deve ter o CCI: Centro de Convivência do Idoso. Em cada subprefeitura um CRI (Centro de Referência do Idoso). Começar da periferia para o Centro. Estabelecer metas dos CRI para 2008-2012.
• Que todos os Portadores de Direitos Especiais tenham atendimento integral na Saúde e Educação. Criar nas Vilas/Bairros Núcleos para uma maior integração dos Portadores de Direitos Especiais. Urgência de uma “Clínica de terapias para os PODE”.
• Instalar na USP-Leste o Instituto do Idoso. Na USP-Leste já tem a Faculdade de Gerontologia? Fazer parceria Prefeitura E USP-LESTE.
• Construir um hospital em Cangaíba/Penha, onde a população é de mais de 400 mil habitantes e leito Hospitalar zero! O mesmo vale para o Distrito Jardim Helena.
• Promover Cursos de Cuidadores de Idosos em toda Zona Leste II. Fazer parcerias com Hospitais-Escolas, Universidades, etc…

Piores Indicadores de Pré-Natal insuficiente: São Miguel 36,91; Itaim Paulista 32,57;Ermelino Matarazzo 27,61; Cidade Tiradentes 25,78. Melhor indicador SP: Pinheiros 7,29

Piores indicadores de Mortalidade Infantil: Cidade Tiradentes 15,25; Itaim Paulista 15,10; Ermelino Matarazzo 13,21. *** Melhor indicador da Cidade SP: Pinheiros 5,98.

3. Geração de Trabalho/Emprego/Renda na Z. Leste II

• A populosa Zona Leste é a que tem menos emprego.
• Implantar o Parque Industrial na Zona Leste. Diminuir os impostos e taxas por um período.
• Indicador da Renda média do trabalho na Zona Leste II: R$ 864,00.

Melhor indicador: Butantã R$ 2.636,00.

Piores indicadores sobre o desemprego de jovens de 16 a 29 anos: Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, Itaim Paulista, São Miguel, Ermelino Matarazzo: 21,48. Melhor indicador: Sé 12,78.

Comentários

VEJA TAMBÉM