Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

03/09/2013

A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (2), no pátio do Hospital Municipal Alípio Correa Neto, em Ermelino Matarazzo, o projeto Hora Certa Móvel. Trata-se uma estrutura para o atendimento médico especializado e a realização de exames utilizando unidades móveis avançadas. A iniciativa visa reduzir a fila de espera da Rede Municipal de Saúde. Em visita às instalações, o prefeito Fernando Haddad anunciou também a aquisição do Hospital Santa Marina, no Jabaquara, que deverá ser mais uma unidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não há como vencer a fila da Saúde com as estruturas atuais. Nós temos que ampliar o atendimento e construir um hospital demora de 2 a 4 anos. Com uma unidade móvel como essa, pessoas que esperavam há meses e até anos por um exame poderão ser atendidas prontamente”, afirmou o prefeito.

Até o fim do mês, outras duas unidades do programa Hora Certa Móvel deverão ser inaugurados na cidade. A expectativa da Secretaria da Saúde é que, em seis meses, o programa seja responsável pela realização de 215 mil exames no município. Cada unidade será capaz de realizar 500 procedimentos diários.

Há dois meses, Elaine Cristina dos Santos, 37, passou por uma Unidade Básica de Saúde próxima a sua casa. Saiu de lá sabendo que deveria fazer uma ultrassonografia transvaginal. Na última semana, foi encaminhada à unidade móvel. “Achei essa estrutura muito boa. E o melhor de tudo é que, com ela, tudo anda mais rápido”, disse. Segundo Elaine, ela já chegou a esperar até 9 meses pelo mesmo exame. “Por diversas vezes, já tive de desmarcar o retorno com o médico, pois não havia conseguido fazer o exame ainda”, conta.

Especialidades
O Hora Certa Móvel terá especialidades como urologia, mastologia, dermatologia, cardiologia, ultrassonografia, oftalmologia, gastroenterologia, endoscopia e colonoscopia. Além disso, serão realizados exames específicos, como pressão arterial e índice glicêmico.

A cada dois meses, toda estrutura do projeto será deslocada a outras regiões da cidade, de forma a facilitar o acesso dos munícipes. O “Hora Certa Móvel” atenderá os moradores encaminhados, via UBSs, para a realização dos procedimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e, aos sábados, das 8h às 18h.

Estrutura das unidades móveis
A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento, é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo e possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

A Van da Saúde é uma unidade móvel que pode atender até duas especialidades médicas. Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m e consistem em sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m² em que podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades. A unidade maior possui uma sala de raio-X ou mamografia digital, uma sala de ecocardiograma / ultrassonografia com banheiro e a recepção. Já o box menor possui duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada à outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico.

Comentários

VEJA TAMBÉM