02/07/2011

Os professores da Escola Estadual Benedita de Rezende que fica na Avenida Assis Ribeiro próximo da Estação Comendador Ermelino Matarazzo  estão divulgando através de carta aberta à comunidade de Ermelino Matarazzo que existe um grande risco de fechar o período noturno de sua escola. E eles estão lutando para que isto não aconteça.

Leia na íntegra o documento:

Não ao Fechamento da E. E. “Profª. Benedita de Rezende”
Carta Aberta à População de Ermelino Matarazzo


Segue em rigorosa elaboração mais uma ofensa à Educação dos Jovens
da Região de Ermelino Matarazzo – Zona Leste de São Paulo/SP: Trata-se do fechamento do período noturno da Escola Estadual “Profª. Benedita de Rezende”, já previsto para o ano letivo de 2012. É preciso agir rápido, para que tal fato não venha a ocorrer.
Silenciosamente, há anos, vêm fazendo com que a Escola “Benedita de Rezende” perca alunos: Primeiro, tivemos, com a justa desaprovação da comunidade, a extinção do Ensino Médio no período matutino. Depois, contra a vontade dos pais e seus respectivos filhos, várias centenas de alunos já foram encaminhadas, nos últimos anos, para outras escolas da região. Por último, verifica-se que, à surdina, tramam procedimentos atípicos para inviabilizar que a Escola prossiga oferecendo vagas para alunos no período noturno.
A Escola “Benedita Rezende” atende a jovens filhos de trabalhadores de baixa renda, que habitam nas vilas situadas no seu entorno. Conta com 18 salas de aula, porém, somente 12 salas acolhem alunos nos três anos do ensino médio. Há turmas com mais de 45 alunos, enquanto 06 salas permanecem ociosas.
Com o fechamento desta Escola no período noturno, nossos alunos serão remanejados para outras unidades escolares da região.
Tal procedimento trará graves prejuízos aos alunos, pois, além de terem que se deslocar por longa distância a pé, serão obrigados, em muitos casos, a gastar dinheiro com transporte para chegarem à “nova” escola.
Todas as Escolas de Ermelino Matarazzo são conquistas da comunidade local. Hoje nossos jovens têm o acesso à matrícula garantido, precisamos assegurar que nenhuma Escola seja inviabilizada pelo simples capricho de terceiros descomprometidos com a educação dos menos favorecidos. Exigimos respeito à conquista do direito ao acesso dos nossos jovens à Escola Pública.
Precisamos lutar por uma Escola Pública e de Qualidade. Reclamamos rápida manifestação dos poderes competentes e Convocamos Pais, Alunos e Professores para nos colocarmos em defesa da nossa histórica Escola. São Paulo, Junho de 2011.
Professores e Funcionários da E. E. “Profª. Benedita de Rezende”
E-mail: EscolaBeneditaRezende@yahoogrupos.com.br
http://br.groups.yahoo.com/group/EscolaBeneditaRezende/

Comentários

VEJA TAMBÉM