27/03/2010

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Comissão de Avaliação e Propostas e da Coordenação do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, concluiu o processo de seleção dos projetos a serem subsidiados pelo VAI no ano de 2010.

Nesta 7ª edição, foram inscritos 679 projetos, sendo 601 de pessoas físicas (89%) e 78 de pessoas jurídicas (11%). Uma das subprefeituras mais contempladas com projetos aprovados foi a de Ermelino Matarazzo e um deles  foi do Professor que atua em Ermelino Matarazzo Rodrigo Ciríaco.
No projeto apresentado, foram propostas algumas das seguintes ações:

– realização de um sarau mensal, todo último sábado do mês, das 18hs às 20hs, aberto a comunidade;

– realização de quatro encontros literários entre a comunidade do Jardim Verônia (Ermelino Matarazzo) e autores da literatura periférica (ou não);

– oficina semanal de literatura e teatro, na qual será feita leitura e produção de contos e poemas, além de jogos e exercícios teatrais, visando produção de espetáculo lítero-teatral;

– produção de dois fanzines, trimestrais, com duas mil cópias, com contos e poemas da comunidade do Jardim Verônia – distribuição gratuita;

– apresentação de espetáculo lítero-teatral, a partir da produção literária dos alunos e de textos dos autores da literatura periférica – entrada gratuita ou com preços populares.

Além de todas estas ações, está prevista também a minha remuneração e a de quatro alunas, oriundas do grupo do ano passado, e que estarão trabalhando comigo este ano, como “assistentes culturais”.
Em todo o processo, foram priorizadas as iniciativas dos jovens na faixa dos dezoito aos vinte e nove anos, ações não profissionais, coletivas, a serem desenvolvidas na periferia ou em locais marcados pela ausência de equipamentos culturais ou dificuldade de acesso a eles. Outros aspectos relevantes foram a diversidade de idéias e linguagens, a coerência entre projeto e custos e a distribuição na cidade. Tiveram prioridade ainda as ações que estão em andamento, destacando-se alguns projetos já desenvolvidos com subsídio do Programa, cujos resultados tenham sido positivos, segundo acompanhamento da equipe técnica e da Comissão de Avaliação.

Comentários

VEJA TAMBÉM