Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

 

19/11/2013

Piano, violino, viola e violoncelo: o Piano Quartet chega ao SESI A.E. Carvalho  em recital que apresenta duas peças emblemáticas do universo camerístico. O quarteto é formado pelos músicos Liliane Kans, Fábio Chamma, Alexandre de Léon e Alberto Kanji e traz à cidade interpretações dos Quarteto em sol m kv.478, de Mozart, um exemplo marcante do período clássico, e Quarteto Op. 47, de Schumann, do período romântico. A apresentação será no dia 22, às 15h, com entrada gratuita.

O Quarteto em sol m kv.478, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), é uma das principais peças compostas para o quarteto com piano e a mais bem acabada do gênero. Nesta obra, é enfatizado mais o lado camerístico que o concertante e há um destaque especial para a viola, cujas dificuldades técnicas se tornaram um impedimento para a popularização deste tipo de quarteto na época.

Do período romântico, tem-se a obra de Robert Schumann (1810-1856), Quarteto op.47. O músico é considerado um dos pilares do gênero em sua época, ao lado de Johannes Brahms. O quarteto, composto em 1842, realiza o encontro e a combinação entre dois mundos contrastantes: o do formalismo clássico e o da melodia romântica de inspiração individual.

O quarteto com piano, menos popular que o quarteto de cordas ou o trio com piano, apresenta ao público duas das mais importantes composições para esta formação e enuncia os contrastes e as similaridades entre um mesmo gênero em períodos históricos diferentes: o clássico e o romântico.

 

Ficha Técnica

Piano: Liliane Kans

Violino: Fábio Chamma

Viola: Alexandre de Léon

Violoncelo: Alberto Kanji

 

Repertório

Mozart: Quarteto em sol m kv.478

Allegro ; Andante ; Rondó – Allegro

 

Schumann: Quarteto op.47

Sostenuto assai – Allegro ma non troppo; Scherzo: Molto vivace – Trio I – Trio II; Andante cantabile; Finale: Vivace

 

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI A.E. Carvalho- rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Pq Paineiras- São Paulo

Datas e horários: 20/11 às 20h

Capacidade: 125 lugares

Duração: 70 min

Classificação indicativa: livre

Gênero: música erudita                           

Informações: (11) 2026-6021

Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM