11/08/2019

Reportagem feita pela Rede Globo aponta que Ermelino Matarazzo está em 6º lugar entre as 32 Subprefeituras no tempo de espera por consulta em especialidades médicas. Enquanto que em 2017 o número já era alto com 79 dias de espera, em 2018 os números fecharam em 94 dias.
A Sé é a região com menos demora. O paciente que vive lá passa quatro vezes mais rápido por uma consulta do que na periferia. 11/08/2019

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que “está promovendo a gestão de vagas para consultas com médicos especialistas, visando a redução do tempo de espera. A cidade tem cerca de 7,5 milhões de usuários do SUS e há um aumento do número de pessoas dependentes do sistema devido não só ao crescimento da população como também pela conjuntura econômica do país. Além disso, a rede estruturada com mais de mil serviços de saúde atrai pacientes da região metropolitana, municípios do litoral, interior e de outros estados.”

Especificamente na zona leste a SMS inaugurou as novas instalações da UBS Cidade Nova São Miguel e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Ermelino Matarazzo. Outras três unidades, UPA Tito Lopes, UPA Júlio Tupy e UPA Ermelino Matarazzo serão entregues neste semestre.

Os hospitais municipais atendem por livre demanda, ou seja, todos os pacientes que dão entrada pelo pronto-socorro das unidades são atendidos. O município também disponibiliza consultas ambulatoriais (não emergenciais) em diversos equipamentos de saúde, como UBS, AMAs, consultórios especializados como Rede Hora Certa, Caps, entre outros. Na nota ainda foi mencionada a reforma das seguintes unidades da região:

Reformas em equipamentos de saúde

  • AMA/UBS Burgo Paulista
  • UBS Jd Fidelis
  • UBS Vila Paranaguá
  • UBS Vila Jacuí
  • UBS Jardim popular
  • UBS Keralux
Comentários