Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

17/09/2012

Defeito em trem da CPTM na Estação Engenheiro Goulart por volta das 06h20 (horário de pico)  teve um "efeito dominó" principalmente nas Estações USP LESTE e Comendador Ermelino Matarazzo. O acúmulo de usuários insatisfeitos fizeram com que um trem da frota nova fosse apedrejado e um banheiro químico foi colocado sobre os trilhos. E, com isso, para controlar o fluxo de passageiros, as estações da linha ficaram temporariamente fechadas. O helicóptero Água 6 foi acionado para monitorar o tumulto.

 

 

 

 

 

A CPTM afirma que, por volta de 6 horas, um trem registrou problemas técnicos na estação Engenheiro Goulart, também na Linha 12, o que fez com que outros trens operassem com velocidade mais baixa e maior tempo de parada nas estações. Por volta de 7h30, uma composição lotada não conseguiu partir da estação Comendador Ermelino. Os passageiros desceram do trem e começaram a andar na via, o que tornou o serviço ainda mais lento.

De acordo com a PM, tudo começou por volta das 8h15, quando os trens que trafegam pela Linha 12-Safira deixaram de circular, provocando a ira dos usuários da CPTM, que começaram a depredar a estação.
Ainda de acordo com a corporação, os passageiros tentaram agredir os vigias da estação. Não há informações de quantos policiais participavam da ocorrência ou da existência de feridos. Quatro pessoas foram presas após depredarem um trem e iniciarem um tumulto

Pelo menos 2 mil passageiros teriam participado da destruição do local. Bombas de efeito moral foram utilizadas para a saída dos manifestantes. A PM disse que o tumulto foi controlado por volta das 8h30. Porém, às 9h30, as carros permaneciam no local.Os policiais também ajudaram a esvaziar as composições. O capitão Marco Aurélio, do 2º Batalhão, informou à Globo News que quatro pessoas foram detidas por vandalismo e incitação ao tumulto. Segundo o policial, a estação precisou ser esvaziada e a CPTM devolveu os bilhetes aos usuários.
 

 

 

Dª Irani socorrida no Hospital de ErmelinoPara atender aos usuários que utilizam essa estação, a companhia acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). Os passageiros contam com ônibus gratuitos para atender o trecho USP-Leste até Comendador Ermelino e São Miguel Paulista até Comendador Ermelino.
 

 

 

Dª Irani socorrida no Hospital de ErmelinoDe acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu prestou atendimento a pelo menos 13 pessoas – seis delas foram levadas para Pronto-Socorro de Ermelino Matarazzo.
 
Polícia usa gás para conter usuários da CPTM

Após o tumulto que fechou a Linha12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta segunda-feira (17), o governador Geraldo Alckmin afirmou que o governo investe em obras para melhorar o fornecimento de energia.

"Nós vamos ter uma reunião ainda hoje não só para acelerar as questões de energia elétrica mas também para a área de comunicação, porque, às vezes, um problema localizado acaba ficando muito maior em razão das pessoas descerem na linha. Então, automaticamente o sistema desliga ", disse.

Veja as imagens captadas pela rede Record: abaixo e a reportagem da Rede Glogo neste link

 

Fonte: Rede Record ,IG, Globo,  Diário do Grande ABC e Portal Terra, imagem: reprodução

Comentários

VEJA TAMBÉM