25/09/2010

O Instituto Pasteur divulgou em 23/09/2010, nota técnica recomendando que seja mantida a suspensão da campanha contra a raiva em todos os municipios do Estado de São Paulo.

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),responsável pelo registro e controle do produto recolheram amostras de vacinas para novas análises, cujos resultados ainda não foram divulgados.
Persistem várias indagações quanto à associação causal entre os componentes da vacina, tais como adjuvantes, conservantes ou outras substâncias e os eventos adversos temporalmente associados à aplicação da vacina.
As reuniões técnico-científicas e investigações continuam a ser realizadas objetivando esclarecer esta situação o mais rápido possível.
Neste momento fica mantida a recomendação de suspensão da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos no Estado de São Paulo, até que novas evidências levem à reavaliação.
É importante referir por fim, que a vacina contra a raiva de uso humano não está com problema, sendo possível, portanto a realização da Profilaxia da Raiva Humana.
Comentários

VEJA TAMBÉM