Envie esta notícia para seus amigos de Ermelino e Ponte Rasa

06/12/2013

Nesta terça feira, a Secretaria Municipal da Saúde fez a entrega de 10 cadeiras de roda motorizadas na região de Ermelino Matarazzo – zona leste de São Paulo. A iniciativa faz parte do Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal, que visa promover a cidadania e o fortalecimento de participação da pessoa com deficiência na sociedade, bem como sua autonomia e mobilidade. Além da entrega das cadeiras motorizadas foram pautados assuntos como qualidade na saúde, programa saúde da família, atendimento nos hospitais da zona leste e Conselho de Saúde nas unidades de saúde.

Estavam presente no evento Mariana Fernandes Campos (Consultora Técnica da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde) como representante do Ministério da Saúde, José de Filippi Jr. (Secretário de Saúde), Paulo Puccini (Secretário-adjunto), Célia Bortoletto (Coordenadora Regional de Saúde Leste), Padre Ticão (Igreja São Franscico) e Luiz França (representante da Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo), além de demais autoridades e a comunidade local.

Filippi Jr. abordou cada ponto da pauta e falou da alegria de cumprir o compromisso assumido com a entrega das primeiras cadeiras motorizadas do município. A representante do Ministro Alexandre Padilha, Mariana Fernandes Campos, apresentou à população o Plano Viver Sem Limites, falando de iniciativas e ações desenvolvidas pelo Governo Federal em benefício das pessoas com deficiência.

As cadeiras de roda também são confeccionadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos usuários contemplados, que foram selecionados de acordo com suas patologias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já possui as diretrizes de ampliar a ação para as demais regiões da cidade de São Paulo.

O SUS (Sistema Único de Saúde) já distribui cadeiras padrão para o público adulto e infantil e para tetraplégicos. Além destes modelos, a nova portaria ministerial, 1272 de 25/06/2013, incorpora à ação a distribuição de cadeiras motorizadas, monobloco, para pessoas acima de 90 quilos, para banho, em concha infantil, com encosto reclinável, com aro de propulsão e adaptação postural. Os demais investimentos para as pessoas com deficiência no município de São Paulo abrangem todo o ano de 2014 buscando promover saúde, qualidade de vida, inclusão social e mobilidade.

Comentários

VEJA TAMBÉM