27/07/2011

ATENÇÃO: Inscrições foram prorrogadas e 29 de julho é último dia para votar pela internet no melhor pastel de feira.”Domingo foi dia de campanha em São Paulo, mas não é para nenhum cargo público. É para escolher o melhor pastel de feira da cidade. “É bom. Difícil até para falar”, comenta uma senhora. Saboreia-se sozinho ou bem acompanhado. Prova-se lentamente ou não. “Na correria, a melhor coisa é o pastel”, diz uma paulistana.

É a primeira mordida do dia ou a de mais tarde. “É da hora, no café da manhã”, conta um senhor. “Faço a feira perto da minha casa e almoço já. Adoro pastel”, fala um paulistano. Tem para todo tamanho de fome. “Eu como até cinco em um dia”, confessa um jovem.

É tanta tradição em São Paulo que tem até um concurso para eleger o melhor pastel de feira da cidade. Ao todo, 140 pasteleiros se inscreveram.

A pasteleira Rosângela Toyomihiga traz para o concurso a experiência de 20 anos no ramo. “Vem dos nossos pais e avós, tem que comer de japonês”.

De família japonesa também e concorrente, a pasteleira Adriana Moreira aposta no talento do marido. “Ele que prepara”, conta ela. “Vai banha, margarina, sal e água. Acho que é ingrediente normal”, aponta o marido.

A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil foi atrás de uma feirante famosa nessa eleição: Dona Maria. “O pastel dela é o melhor que tem”, elogia um senhor. O pastel dela ficou em primeiro lugar em 2009 e foi vice-campeão no ano passado.

“Ele não é gorduroso”, destaca uma cliente. “A massa é molinha”, comenta uma jovem. “Quanto mais você o vira, mais inchadinho ele fica e mais bonitinho”, diz um senhor. “É bem recheado”, aponta outra cliente. “Bem temperado”, diz um senhor. “Se a pessoa não se controlar, dá para viciar”, brinca um senhor.

Dona Maria, que não é nada boba e quer faturar mais uma vez o primeiro lugar, colocou duas urnas e trouxe também para a feira um computador, já que esse ano a votação pode ser feita pela internet. “Dei nota 10”, afirmou uma senhora. “Tem aquele sabor de quero mais”, disse um cliente.

Primeiro, Dona Maria e os candidatos são julgados pelos clientes. Os 50 mais votados são visitados pelos jurados técnicos, que vão aparecer sem identificação para selecionar os dez melhores.

“Eles se portam como qualquer cliente, chegam na barraca e pedem os pastéis. Depois que eles saem da feira, eles preenchem uma planilha com os itens que eles têm de votar”, explica a coordenadora do concurso Daniela Freitas.

Recheio, massa, sabor, atendimento e higiene – tudo conta. Dona Maria Yonaha nem sabe se vai ser selecionada nessa primeira fase e já preparou a surpresa para a grande final. “Eu inventei outro tempero que vai ser muito legal: casquinha de alguma fruta no recheio de carne”, disse Dona Maria, que já sabe até como vai ser a comemoração.

“Faz um churrasco, uma ‘cervejada’, com chope. Vai ser muito legal. Pastel nesse dia a gente descansa”, contou a pasteleira.

A receita especial da Dona Maria é para o pastel de carne, porque só ele será avaliado na final. O pasteleiro campeão vai ganhar R$ 8 mil. A decisão desse “campeonato” será no dia 22 de agosto. O local não poderia ser mais apropriado: na praça em frente ao Estádio do Pacaembu.

Quem quiser contribuir para que mais uma vez banca de Ermelino ganhe ou chegue à final, basta escolher um dos donos abaixo e votar pela internet neste link.

Dia Bairro Endereço
Quinta-feira Burgo Paulista Rua Acaipe OSCAR TAKECHI MATSUMOTO
Sábado Vl Ponte Rasa Rua Agenor De Barros nenhuma
Quinta-feira Jd Popular Rua Andre Natale nenhuma
Sábado Jd Veronia Rua Antonio Leite Penteado nenhuma
Terça-feira Jd Veronia Rua Belizario Benites nenhuma
Quarta-feira Ponte Raza Rua Boaventura R Da Silva
ANDERSON THIMOTEO DE SOUZA
SEITSHU OSHIRO

 

Terça-feira Vl Buenos Aires Av Buenos Aires
JORGE ZUZUKI FERREIRA NAGAHAMA*
MAURÍCIO ISSENEO TOKU

 

Domingo Jd Popular Av Cachoeira Santa Cruz YUICHI CESATO
Sexta-feira Ermelino Matarazzo Rua Dario Costa Matos
JESUS ISAMU MATSUMOTO
SALETE BRAGA FRANCA DOS SANTOS

 

Sábado Vl Cisper Rua Do Acapuzal
ANDERSON THIMOTEO DE SOUZA
CLÁUDIO FIRORI IAMAGUCHI
DANILO UMETSU DE SOUZA

 

Domingo Vl Rio Branco Rua Francisco Souza Queiroz nenhuma
Quinta-feira Jd Lisboa Rua Hermenegildo Gois Parente NENHUMA
Quinta-feira Ponte Raza Rua Honorio Emiliano Bueno nenhuma
Sábado Sao Francisco Rua Joao Jose De Queiroz NENHUMA
Domingo Ermelino Matarazzo Rua Shobee Kumagai YOKO MATOBA
Quinta-feira Ermelino Matarazzo Rua Vitoria Simionato NENHUMA

Fonte: Rede Globo e Prefeitura de S. Paulo

Comentários

VEJA TAMBÉM